Saiba abaixo o que é considerado pelos tribunais um produto essencial.
Situações em que você pode pedir uma indenização porque comprou e não recebeu sua compra online:
Comprou e não recebeu produto essencial
Já se passou muito tempo do prazo prometido de entrega, você já reclamou com a empresa mais de uma vez, e o produto simplesmente não foi entregue e você também não recebeu o dinheiro de volta. No caso de produtos não essenciais, os tribunais podem considerar que houve um "mero aborrecimento do cotidiano". Saiba abaixo o que é considerado essencial.
Atraso na entrega de produto essencial
Você já recebeu o produto, mas é um produto essencial (computador, fogão, geladeira etc.) e teve a sua entrega com um atraso muito grande, o que causou prejuízos. No caso de produtos não essenciais, os tribunais podem considerar que houve um "mero aborrecimento do cotidiano". Saiba abaixo o que é considerado essencial.
O que são produtos essenciais?
Em muitos casos, tratam-se de produtos extremamente importantes para o dia a dia, os quais possuem não apenas um valor financeiro relevante, mas também uma função essencial. Portanto, quando o consumidor comprou e não recebeu o item, a situação pode gerar impactos imediatos, tornando inviável esperar por consertos ou substituições demoradas. Além disso, a ausência do produto pode comprometer atividades básicas da rotina, o que torna a solução ainda mais urgente. Por essa razão, os tribunais têm reconhecido como essenciais determinados bens de consumo, que exigem resposta rápida e responsabilidade por parte do fornecedor. Atualmente, os tribunais costumam considerar como essenciais os seguintes produtos:
- Fogão
- Geladeira
- Ar condicionado
- Celular
- TV
- Cama
- Máquina de lavar roupa
- Computador
- Guarda-roupa
- Óculos de grau
- Cadeira de rodas
- Aparelho auditivo
- Veículo
- Produtos utilizados como instrumento de trabalho
Como funciona:
1. Avaliamos seu caso
Para começar, responda algumas perguntas rápidas sobre o seu caso em que comprou e não recebeu seu produto, sem qualquer compromisso. Em seguida, descubra se, de acordo com a lei, você pode ter direito a solicitar uma indenização pelos prejuízos sofridos.
2. Comprove as reclamações
Primeiramente, reúna e envie os documentos necessários, juntamente com a comprovação de que você já realizou reclamações diretamente à empresa. Além disso, não se preocupe: todo o envio é feito de forma 100% online, garantindo praticidade e segurança. Por fim, é importante destacar que comprovar essas tentativas de resolução é fundamental para fortalecer seu caso e aumentar as chances de obter uma indenização.
3. Nós resolvemos tudo
Assim que as informações e os documentos forem enviados, daremos início, de forma imediata, aos procedimentos necessários. Em primeiro lugar, será solicitada a devolução do valor pago, caso o produto não tenha sido entregue. Além disso, também analisamos a possibilidade de ressarcimento por eventuais prejuízos adicionais. Por fim, quando aplicável, entraremos com o pedido de indenização, assegurando que todos os seus direitos sejam devidamente respeitados.
O que eu ganho ao enviar o meu caso?
Pode receber seu dinheiro de volta
O dinheiro que você pagou por um produto que não foi entregue poderá ser devolvido, com juros e correção monetária.
Indenização
Você pode pedir uma indenização em dinheiro pelos danos morais e eventualmente materiais que você sofreu.
Seus direitos com tecnologia, qualidade e sem complicação.
Menos burocracia, mais agilidade e transparência em todos os passos.
100% online
Prezamos pela facilidade e rapidez. Sem deslocamentos desnecessários.
Personalização
Seja atendido por profissionais especializados (e não meros robôs) que vão lidar com o seu caso diretamente, elaborando estratégias especialmente para o seu caso.
Seus dados estão protegidos
Seus dados serão utilizados apenas para cumprir exigências legais relacionadas ao seu pedido de indenização. Sua privacidade e segurança são nossas prioridades.
Transparência
Saiba exatamente o que está acontecendo com o seu caso, sendo informado sobre seus andamentos.
Qualidade
Nossa equipe jurídica é formada apenas com os melhores profissionais, graduados em universidades de ponta. Nossos sócios são graduados pela prestigiada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possuem extensa experiência na área (13 anos).
O que não atendemos:
- Problemas na entrega de produtos não essenciais (por exemplo: perfume, maquiagem, roupas, eletrônicos de pequeno valor etc.);
- Casos em que o consumidor ainda não fez nenhuma reclamação ou tentativa de solução do problema diretamente com a empresa;
- Casos em que o consumidor não possui nenhum comprovante ou protocolo das reclamações feitas;
- Casos em que o consumidor não possui comprovantes da compra e do prazo de entrega prometido.
Atualizado em 22/05/2025.